sexta-feira, 10 de junho de 2011

Atividade 1.8: Trabalho por projetos:

OFICINA DE POEMAS

Uma proposta de práticas pedagógicas

Maria Ribas de Assis
VIÇOSA – 2010

A utilização de poemas como estratégia de motivação da leitura e escrita

A elaboração de Oficina de Poemas tem como meta principal proporcionar aos alunos um momento de prazer com a leitura, uma leitura por opção pessoal, despertando a sensibilidade para a emoção, com o estabelecimento de uma relação entre a realidade e a fantasia.
Parte-se do pressuposto de que o texto poético desperta interesse na aprendizagem e, por ser pouco divulgado e utilizado na sociedade, tem-se a Oficina de Poemas com o propósito de proporcionar ao aluno um contato com o mundo da literatura.
A poesia engloba dois aspectos. O primeiro é uma visão diferente e inesperada das coisas, como se elas estivessem sendo contempladas pela primeira vez, capaz de emocionar e fazer entender a própria vida. O segundo é o emprego da linguagem que também se mostra diferente da que usamos na comunicação habitual. A poesia explora a musicalidade das palavras, a capacidade de criar imagens e toca a sensibilidade de forma diferente.
Por esse motivo, a Oficina de Poesias possibilita ao aluno a vivência de emoções, bem como o exercício da fantasia e da imaginação.
Deverão ser colocados à disposição dos alunos livros com poemas de temáticas variadas, além de desenhos e músicas que despertem para a leitura dos poemas, permitindo-lhes não só expressar seus sentimentos, emoções, experiências, idéias como também desenvolver a leitura e a escrita. Tal procedimento favorecerá atitudes e procedimentos capazes de torná-los leitores assíduos, despertando neles o gosto pela leitura.
Ao escrever um poema, o aluno expressa seu sentimento, sua forma de ver o mundo, bem como as situações e objetos que o cercam, brincando tanto com as palavras quanto com a imaginação.
A importância de conhecer vários poetas leva o indivíduo a dialogar consigo mesmo e acontar suas vivências, emoções e sentimentos. Em Caminho da Poesia (2003, p. 1), Cecília Meireles nos diz que um poeta “não necessita de nada”; Manuel Bandeira mostra que “um poeta está enxergando mais longe” – e mais fundo, uma vez que, para Ferreira Gullar, “canta aos olhos da amada e reclama do preço do pão”.
Ler poesia, então, é se emocionar com as palavras, é ouvir o ritmo das frases, é ver o desenho dos versos.

Planejamento das aulas para o segundo semestre de 2010

A importância da Oficina de Poemas justifica-se pela necessidade de levar o aluno a reconhecer a poesia em suas diversas formas de expressão.
Partindo-se do pressuposto de que o texto poético tem presença relativamente limitada, no cotidiano da vida moderna, faz-se necessária sua utilização na escola, tendo em vista que age sobre o aluno levando-o a interessar-se pelo universo da língua escrita. O caráter recreativo assumido pelo texto poético é, portanto, de grande utilidade para o desenvolvimento da leitura e da escrita, que o aluno associa a práticas prazerosas, interessantes, lúdicas.
Propõe-se um aprendizado significativo em que o aluno possa expressar seus sentimentos, experiências e idéias, sendo capaz de ler, ouvir e refletir sobre o que é  apresentado.
Ao ler e analisar um poema, a oficina propõe tanto a valorização e o resgate da cultura como a reflexão sobre o quanto a poesia está presente no dia-a-dia, possibilitando ao aluno perceber suas emoções e sentimentos.
Nesse sentido, a Oficina de Poemas tornará possível um trabalho com a leitura de diversos poemas, de modo que os alunos possam compreender e apreciar o gênero poético.
Como culminância, tem-se a montagem de um livro de poemas com textos poéticos de cada aluno, escolhidos por ele mesmo, sob a orientação da professora. Esse livro será lançado numa noite festiva, em que os alunos irão autografar seus próprios livros – produtos de processo por eles mesmos realizados – junto com sua comunidade escolar, ou seja, colegas, pais, professores.
Segundo MEDINA (1997, p. 167),

Neste módulo é enfatizada a importância de a função poética da linguagem ser desenvolvida nas crianças, isto é, de oferecer-lhes constantes oportunidades de utilização da linguagem em sua dimensão poética s de convidá-las a se expressar, oralmente e por escrito, de forma criativa.
            Assim, a função poética da linguagem estimula a escrita, a leitura, o gosto literário, a oralidade e a interação com os colegas.


Explanação da problemática

            Buscamos saciar e explorar este tipo de texto possibilitando ao alunado viajar no mundo da poesia e desenvolver um trabalho de interdisciplinaridade abordando a leitura, escrita, produção e interpretação.
            Os poemas e os conteúdos a eles inerentes proporcionam uma interação entre o professor e seus alunos tornando mais prazerosa e significativa a aprendizagem
Para Abramovich e Fanny, (1995, p. 82),

É ouvindo história que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem ouve com toda a amplitude significância e verdade que cada um delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir sentir e enxergar com os olhos do imaginário.

            O convívio intenso com textos poéticos leva os alunos a uma atitude receptiva, consolidando o gosto pela leitura.

Objetivos do projeto
  • Possibilitar ao aluno conhecer e reconhecer poesia através de uma comparação de textos (prosa / verso, por exemplo).
  • Propiciar ao aluno a oportunidade de adquirir o gosto pela leitura, ouvir e apreciar os poemas, reconhecendo o poema como um gênero literário lúdico e prazeroso.
  • Analisar aspectos presentes no texto, tais como emoções e sentimentos.
  • Auxiliar o aluno a produzir seus próprios poemas.



Planejamento das atividades
A Oficina de Poemas será realizada em onze módulos, assim nomeados:

ü     Reconhecendo a poesia.
ü     Sabendo um pouco mais sobre o poeta.
ü     Catando poemas.
ü     Ouvindo, lendo e conhecendo um pouco mais de poesia – o sarau.
ü     Brincando com as letras, palavras e repetições.
ü     Conhecendo quadras um poeta popular
ü     Reconhecendo emoções e sentimentos, tornando-se poeta.
ü     Analisando diferentes olhares sobre o mesmo tema.
ü     Vendo um mundo de um texto poético e tecendo poemas.

Oficina 1
ü     Reconhecendo Poemas
Objetivos
  • Respeitar o conhecimento prévio que os alunos têm de planejar.
  • Planejar e iniciar a organização do mural de poesia.
  • Escolher, ler e escrever um poema de sua preferência.

Atividades
Após uma conversa informal com os alunos sobre a presença da estagiária e a Oficina de Poemas, ocorrerá uma interação entre professor, alunos e conteúdos a serem estudados. Haverá uma “investigação” sobre o que ouviram e leram de poemas, o que são e a importância de estudá-los.
Tudo ao seu redor pode tornar-se poesia – canções, cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, músicas que ouvem e cantam. Enfim, escrever poesia está ao nosso alcance.
            Os alunos formarão grupos de quatro elementos. Serão distribuídos diversos livros de poemas que se encontram na biblioteca da escola. Após lerem, observarem e apreciarem os poemas, serão listados na lousa alguns títulos dos poemas.
            Cada aluno de um grupo irá em seguida ler o poema escolhido para a classe. Após a leitura, será proposto que cada um transcreva o poema de que mais gostou, organizando-se assim um mural com os poemas de maior agrado.

Material Utilizado
Cartazes
Giz
Livros
Papel
Oficina 2
ü     Sabendo um pouco mais sobre poesia
Objetivos
  • Refletir sobre algumas características de um poema.
  • Definir e diferenciar algumas palavras do universo da poesia.

Atividades
            Será observado com os alunos o mural, levantando-se as seguintes questões:
  • Por que a escolha desses poemas?
  • Como sabemos que estes textos são poesias?
  • Como podemos diferenciar um poema de uma notícia de jornal, de uma receita, de um conto de fadas?
  • Como os poemas se organizam no papel?
  • Qual a diferença entre poeta, poema e poesia?

Após o questionamento com os alunos, será distribuída uma folha com o poema “O Relógio”, de Vinícius de Morais. Será falado então:
  • da biografia do poeta;
  • da apreciação do poema;
  • Da relação do poema com a história “O Tempo”.

Material Utilizado
Cartazes
Lápis
Livros
Música
Papel

Oficina 3
ü     Catando Poemas
Objetivos
  • Valorizar e resgatar a cultura regional.
  • Possibilitar maior familiarização com poesia.
  • Sensibilizar os alunos para as sensações e sentimentos despertados ao ler e ouvir poemas.
  • Refletir sobre o quanto a poesia pode estar presente no dia-a-dia.
Atividades
  • Convite aos alunos a se transformarem em “catadores de poemas”. O aluno entrevistará uma pessoa (pai, tio, avó, vizinho) e pedirá a ela que conte um poema de sua preferência.
  • Na oficina seguinte será realizado um sarau em que os alunos irão recitar os poemas da pesquisa, que serão pregados no mural.

Material Utilizado
Livro
Cartazes

Oficina 4
ü     Ouvindo, lendo e conhecendo um pouco mais de poesia – o sarau
Objetivos
  • Ampliar o repertório de poesia.
  • Ler, ouvir e declamar poemas.

Atividade
Será organizada a sala para a realização do sarau, uma reunião festiva em que os alunos irão ler e declamar os poemas.

Oficina 5
ü     Brincando com emoções e palavras
Objetivos
  • Sensibilizar o aluno para que ele perceba como se pode brincar com as palavras, tendo como exemplo o poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu. Em uma leitura comparativa com texto paródico “Ai que saudades”, de Ruth Rocha.
  • A partir de texto apresentado – “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, ou canção de amplo conhecimento popular, por exemplo –, os alunos deverão construir seu próprio poema, no sentido da construção de uma paródia.

Atividades
  • Leitura e apreciação do poema “Meus Oito Anos”. Após a leitura os alunos receberão o poema “Ai que saudades”, em que a autora, parodiando Casimiro de Abreu, desconstrói a ideologia romântica a respeito da infância.
  •  Partindo da leitura dos dois poemas será proposto um estudo comparativo entre os textos.
  • Os alunos deverão escrever um poema parodiando  a “Canção do Exílio”, ou outro de sua escolha.
Material Utilizado
Cartazes
Textos

Oficina 6
ü     Brincando com letras palavras repetições e rimas
Objetivos
  • Sensibilizar ao aluno a refletir sobre as características que contém em um poema.
  • Possibilitar condições para que criem um acróstico.
  • Expor para a classe a acróstico produzido e colá-los no mural.

Atividades
Será proposto que os alunos completem as frases a seguir:
·       Eu sou_____________________________________________
·       Eu gosto muito quando _____________________________
·       Fico triste quando ________________________________
·       Meus amigos dizem que _____________________________
·       Fico desanimado(a) quando _________________________
·       Minha maior qualidade é ___________________________
·       Às vezes __________________________________________
·       Sonho com _________________________________________

Após a escrita das frases, os alunos irão fazer um acróstico com o próprio nome.
M ãe
A morosa
R adiante
I ntegra
A miga

Material Utilizado
  • Livros
  • Folhas de papel pardo
  • Papel
Oficina: 7
ü     Conhecendo quadras e um poeta popular
Objetivos
  • Conhecer quadras e criá-las.
  • Identificar rimas.
  • Solicitar aos alunos escrever um poema sobre um objeto de que gostem, utilizando rimas.

    Atividades
            Será apresentado aos alunos a música “A Porta”, de Vinícius de Morais.
Neste poema, serão identificados versos e rimas.
            Após o estudo do poema “A Porta”, os alunos irão escrever seu próprio poema, baseando-se em um objeto do qual gostam.

Material Utilizado
Livros
Música
Cartazes

OFICINA 8
ü     Reconhecendo emoções e sentimentos, tornando-se poeta

Objetivos
  • Possibilitar ao aluno perceber emoções e reconhecer sentimentos.
  • Produzir um poema que expressem o que estão sentindo.

Atividades
            Propor aos alunos a leitura e apreciação do poema “Infância”, de Carlos Drummond de Andrade.
            Questionar os alunos sobre quais os sentimentos expressos pelo poema:
saudade, alegria, aconchego, amor.
            Em nosso dia-a-dia, discutir com os alunos alguns sentimentos com que algumas vezes nos defrontamos: raiva, medo, alegria, esperança.
Quando sentimos cada um deles?
Fazer junto aos alunos uma lista desses sentimentos.
Cada aluno deve escolher o sentimento com que mais se identifica no momento. Será pedido que fechem os olhos e pensem em palavras soltas que se relacionam a esse sentimento; depois de alguns minutos, cada aluno vai escrever o que sentiu sobre as palavras em que pensou.
Após a escrita das palavras, os alunos irão criar um poema a partir do sentimento que os tocou.

Material Utilizado
Livros
Musicas
Cartazes

Oficina 9

ü     Analisando diferentes olhares sobre o mesmo tema
Objetivos
  • Analisar poemas de diferentes autores sobre o mesmo tema.
  • Conhecer a poesia modernista e contemporânea.
  • Resgatar os sentimentos presentes na infância.
  • Ler, conversar sobre os poemas e fazer a relação com a vida de cada aluno.

Atividades
• 1o Momento:
Os alunos devem ser organizados em grupos. Cada grupo irá ler um poema e conversar um pouco, verificando se o poema tem alguma relação com sua própria vida.
A partir disso, os alunos irão apresentar o poema para o resto da classe.
2o Momento:
Será pedido aos alunos que analisem os poemas: “Têm rima?”, “De que nos falam?”, etc.
No final, será organizado um fechamento com as idéias discutidas pelo grupo.

Material Utilizado
Música
Livros
Cartazes

Oficina 10

ü     Vendo o mundo de um modo poético
Objetivos
  • Identificar os recursos poéticos: comparação, imagens e metáforas.
  • Incentivar o aluno a usar os recursos acima.
  • Escrever poemas usando comparação, imagens e metáforas.

Atividades
• 1o Momento:
            Leitura e canto da música “O Leão”, de Vinícius de Morais.
Fazer a apreciação do poema, despertando para o uso de comparação e metáforas.
            Questionar sobre quais versos que apresentam comparações.
2o Momento:
Assim como Vinicius de Morais fez o poema do “O Leão”, indagar qual é o animal preferido de cada aluno.
Quais são as característica desse animal?
Partindo da lista das características de cada animal, os alunos irão produzir um poema sobre o animal escolhido.

Material Utilizado
  • Música
  • Cartazes.


OFICINA 11
ü     Tecendo Poemas
Objetivos
  • Reconhecer como é gratificante ter um amigo.
  • Produzir um poema com o tema amizade.

Atividades
Será entregue aos alunos um poema musical “Amigo”, de Milton Nascimento, em que se abordará o tema amizade.
A partir da apreciação e leitura do poema, os alunos deverão construir seu próprio poema com o título “A Amizade”.

Material Utilizado
Livros
Música
Cartazes

Avaliação

            Na realização das Oficinas de Poemas, a avaliação consiste em um acompanhamento de todo o processo da realização dos trabalhos.
            Durante as aulas, os alunos irão criar poemas com temas variados. Ao final das oficinas, será realizada uma Noite de Autógrafos.
            A avaliação será processual, em que se avalia a cooperação, o compartilhar de idéias e o envolvimento do aluno.
            Os poemas serão lidos, recitados e escritos observando-se a oralidade, sua forma de expressão e a escrita. Tal avaliação, realizada em momentos de registros distintos, permitirá maior conhecimento do aluno, de seus avanços, progressos e dificuldades.
Referências Bibliográficas

ANTUNES, Celso. Um método para o ensino fundamental: o projeto. Petrópolis:
Vozes, 2001.

AUSEBEL, D. P; NOVACK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericano, 1980.

CONDEMARIN, Mabel; GALDAMES, Viviana; MEDINA, Alejandra. Oficina de linguagem: módulos para desenvolver a linguagem oral e escrita. São Paulo: Moderna, 1997.

CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário