O emprego do pronome relativo e seus efeitos de sentido
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Reconhecer os pronomes relativos e seus efeitos de sentido;
- usar com propriedade os pronome relativos;
- resolver exercícios envolvendo esses pronomes;
- produzir um texto utilizando corretamente os pronomes relativos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Reconhecer pronomes relativos;
- saber que o texto fica melhor quando se evitam repetições desnecessárias;
- demonstrar habilidades básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula
- Discussão em grupo;
- utilização do Laboratório de Informática.
ATIVIDADE 1
O professor deverá exibir no quadro 0 poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade ou entregá-lo xerocopiado:
QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Fonte: Reunião. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. p. 191.
1- Após feita a leitura do texto, o professor deverá explorar oralmente a compreensão do texto. Em seguida, deverá perguntar aos alunos quem reconhece, no texto, algum pronome relativo. Se os alunos reconhecerem o que como pronome, perguntar se eles sabem qual a função desse pronome. Na sequência, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e pedir que pesquisem sobre outros pronomes relativos – emprego e função. Ainda no laboratório, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem a pesquisa em um editor de texto.
http://www.brasilescola.com/gramatica/pronome-relativo.htm
2- Para exercitar o aprendizado, que não deve ser feito somente com base em regras gramaticais, o professor poderá informar que nem sempre o que é pronome relativo. Só o será se puder ser substituído por outro pronome relativo, isto é, se estiver substituindo uma outra palavra. O professor deverá trabalhar o conteúdo em trechos e textos que poderão incentivar o aluno a refletir sobre o uso dos pronomes relativos e, com isso, perceber os efeitos de sentido desses em um texto.
Sugestões de charges com temas atuais para explorar o assunto:
Disponíveis em:
http://chargesprotestantes.blogspot.com/
AULA 2
ATIVIDADE 1:
O professor poderá apresentar aos alunos atividades que os ajudem a identificar os diferentes pronomes relativos e quando eles devem ser precedidos de preposição. Apresentamos abaixo um exercício que, embora tradicional, tem o objetivo de fazer com que o aluno veja como a frase fica melhor sem repetições desnecessárias.
Exercício de fixação:
Una as orações abaixo com os pronomes relativos que, o(a) qual, os(as)quais, onde, cujo, quem. Veja o modelo:
Fui a Uberlândia. Mônica mora em Uberlândia. Fui a Uberlândia onde Mônica mora.
Lutavam por direitos. Todos precisavam de seus direitos. Lutavam por direitos de que todos precisavam.
1. Essa é a mulher. A amiga da mulher é respeitada me ligou. ______________________
2. Vilma falou de sua luta. Sua luta por mim. __________ _____________________ ____
3. Era um garoto. O pai do garoto fugiu. _______________________________________
4. Desligou a televisão. O barulho da televisão atrapalhava meu sono.________________
5. Referia-se à namorada. Acreditava na integridade da namorada.__________________
6. O cobrador olhava para o passageiro. O passageiro reclamava.___________________
7. A mulher comprou o sapato. Queria o sapato. ________________________________
8. Tenho saudades da Bahia. Eu vim da Bahia. _________________________________
9. Ele tinha um carro. Ele precisava do carro.___________________________________
10. Este é o aluno. O pai do aluno me escreveu. _________________________________
ATIVIDADE 2
Atividade de produção de texto:
Propor aos alunos que produzam um texto explicando o humor contido na charge 2, atentando para o emprego correto do pronome relativo. Os alunos deverão entregar o texto produzido à professora para correção.
Importante: As produções dos alunos serão corrigidas pelo professor, devolvidas aos alunos para reescritura e depois, com a autorização desses estudantes, expostas no mural da classe ou em outro local apropriado. As produções podem também ser selecionadas para serem divulgadas no Jornal da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário