terça-feira, 19 de julho de 2011

Atividade 4.7: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

            Conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sócio-políticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. (Dicionário interativo da educação)
            A educação é composta por questões formuladas a partir de um processo histórico e cultural. Por isso, é necessário avaliar os pontos fundamentais na elaboração das novas propostas pedagógicas, levando em consideração os avanços da ciência e tecnologia, pois, esses avanços colocam inúmeros desafios para que possamos corresponder às formas de resolução de problemas.
            O currículo é um elemento que dirige as práticas educacionais, a partir do momento em que se estabelecem os critérios para uma elaboração de prática escolar desde o tema proposto, a justificativa e os objetivos que vão dar ênfase ao propósito de um projeto, até a sua avaliação e conclusão. Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da  escola resumindo a definição de currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação.
            Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas vivenciados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre educandos e escola. A interatividade se refere ao fato de que a experiência associada à necessidade escolar tem como resultado uma alteração no comportamento formal de educação. Portanto, a interatividade na aplicação das tecnologias ao currículo tem como suporte a comunicação com os participantes garantindo o equilíbrio de projetos.
            A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que supra as necessidades educacionais de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.

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