domingo, 3 de julho de 2011

Atividade 3.2: Produtos e objetos do portal do professor (Orações subordinadas adverbiais)

UCA – Orações subordinadas adverbiais: relações de comparação e proporção

 Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Língua Portuguesa
Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Língua Portuguesa
Análise linguística
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Análise linguística: processos de construção de significação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Primeiro objetivo: Levar os alunos à compreensão das relações semânticas de comparação e de proporção estabelecidas em orações adverbiais.
Segundo objetivo: Aprimorar a habilidade dos alunos no emprego de orações adverbiais comparativas e proporcionais.
Terceiro objetivo: Realizar atividades de identificação, de interpretação e de produção de textos utilizando orações adverbiais comparativas e proporcionais.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Seria importante que os alunos já tivessem estudado a classe dos advérbios, a estruturação básica de um período simples – sujeito e predicado – e já tivessem também desenvolvido uma reflexão sobre as relações semânticas das construções em adjunção (ver aula intitulada "Adjunto adnominal e adjunto adverbial: compreendendo as relações semânticas", de nossa autoria)
Além disso, julgamos que seria interessante que os alunos já tivessem estudado a estrutura do gênero notícia (ver aula intitulada "Sobre o gênero discursivo - notícia", de Lazuita Goretti de Oliveira), pois uma das atividades propostas trabalha com as partes da notícia.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Os alunos devem ouvir a canção e acessar a letra da música "Construção", de Chico Buarque, utilizando o programa [Mozilla Firefox] presente nos netbooks para acessar o sítio: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/construcao.html
Em seguida, o professor deve enviar aos alunos um arquivo em Kword utilizando o Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo]. Os alunos devem abrir o arquivo recebido, no qual encontrarão a seleção de versos da música “Construção” e os questionamentos que se seguem.
VERSOS SELECIONADOS:
1. Amou daquela vez como se fosse a última
2. Beijou sua mulher como se fosse a última
3. E cada filho seu como se fosse o único
4. Subiu a construção como se fosse máquina
5. Sentou pra descansar como se fosse sábado
6. Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
7. Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
8. Dançou e gargalhou como se ouvisse música
9. E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
10. E flutuou no ar como se fosse um pássaro
11. E se acabou no chão feito um pacote bêbado
12. Amou daquela vez como se fosse o último
13. Beijou sua mulher como se fosse a única
14. E cada filho como se fosse o pródigo
15. Subiu a construção como se fosse sólido
16. Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
17. Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
18. Bebeu e soluçou como se fosse máquina
19. Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
20. E tropeçou no céu como se ouvisse música
21. E flutuou no ar como se fosse sábado
22. Amou daquela vez como se fosse máquina
23. Beijou sua mulher como se fosse lógico
24. Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
25. E flutuou no ar como se fosse um príncipe
26. E se acabou no chão feito um pacote flácido

QUESTÕES:
a) Qual é a relação de sentido construída no interior dos versos selecionados[1]? Que elemento é responsável pela construção dessa relação?
b) Ao longo da música, a mesma sequência de ações é expressa em três versões distintas. Explique o que diferencia essas três versões.
c) Explique a diferença de sentido entre a frase "Sentou pra descansar como se fosse um pássaro"  e "Sentou pra descansar como um pássaro".
d) Do ponto de vista da construção gramatical,  o que diferencia os versos "E se acabou no chão feito um pacote bêbado/E se acabou no chão feito um pacote flácido" dos outros versos selecionados?
e) Recrie os 11 primeiros versos selecionados, mantendo a mesma sequência de ações, mas modificando as comparações feitas no interior de cada verso.

Atividade 2
Os alunos devem acessar a notícia encontrada no sítio http://www.jornalacidade.com.br/editorias/economia/2010/08/06/viajar-para-a-franca-custa-menos-do-que-ir-a-fortaleza.html utilizando o Mozilla Firefox (Observação: Caso os alunos não sejam conduzidos à página desejada ao clicarem no link, eles devem copiar [ctrl+c] esse link e colá-lo [ctrl+v] na página do Mozilla Firefox).
O professor deve orientá-los a fazer uma leitura desta notícia e, na sequência, promover uma discussão com os alunos, levando-os a responder oralmente as questões a seguir. Tais questões devem ser enviadas a cada netbook com o auxílio do Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].
QUESTÕES
a) Em um primeiro momento, o título desta notícia poderia causar estranhamento. Por quê?
b) Como o texto do lead da notícia explica o título?[2]
c) O terceiro e o quarto parágrafos, da primeira parte da notícia, estabelecem uma comparação. Que informação é apresentada em cada um desses parágrafos? Qual é a expressão que articula essa comparação? Crie uma sequência de orações utilizando essa mesma expressão para fazer uma comparação.
c) Reformule o título da notícia, mantendo-o como uma sentença comparativa.
Para finalizar esta atividade, os alunos devem observar as tabelas de uma agência de viagens. Sugerimos que eles acessem o sítio http://www.cvc.com.br/index_regiao25.html usando o programa [Mozilla Firefox]. A partir das tabelas, em dupla, os alunos devem criar um diálogo entre duas pessoas tentando se decidir sobre qual viagem podem fazer. Eles devem trabalhar com a criatividade, devem buscar destacar possíveis aspectos que fazem com que seja feita uma opção por uma viagem, como clima, diferenças culturais, verba disponível, etc, utilizando em seu texto sentenças comparativas de igualdade, de superioridade e de inferioridade.
Atividade 3
Utilizando o programa Mozilla Firefox, os alunos devem acessar a página http://www.americanas.com.br/produto/277019/livro-quanto-mais-entendo-os-homens-mais-eu-gosto-do-meu-gato.
O professor deve orientá-los a observar a capa com o título do livro e a descrição que aparece na parte de “informações sobre o produto”. O professor deve, ainda, conduzir uma discussão sobre o conteúdo encontrado no sítio a partir dos seguintes questionamentos e anotar no quadro as respostas dos alunos, incentivando-os a registrar as respostas no caderno.
a) O titulo do livro traz dois eventos em relação. Quais são esses eventos e qual é a relação estabelecida entre eles?
b) Qual é a expressão responsável por estabelecer essa relação? Substitua-a por outra expressão, mantendo o mesmo sentido.
c) Segundo a descrição do livro, ele é construído a partir de uma comparação. Qual é essa comparação?
d) Transforme as frases "os dois têm as costas peludas, dormem o dia inteiro" em sentenças estruturadas em forma comparativa.
Para finalizar esta atividade, o professor deve enviar, utilizando mais uma vez o Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo], o trecho a seguir, de um poema intitulado “À proporção que os dias passam”.
À proporção que os dias passam
À proporção que os dias passam ficas ainda mais bonita
E hoje, tu já estás como o amanhã.
                                                 José Roberto Palácio
Fonte:  http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/1776949,acessado em 17 de agosto de 2010.
O professor deve solicitar que os alunos reconheçam, então, a relação de sentido construída na primeira frase do trecho selecionado e que substituam a locução “à proporção que”, responsável por essa relação, por outra que mantenha o mesmo sentido. Os alunos devem ainda explicar a mensagem do trecho.
Atividade 4
Reunidos em grupos, os alunos devem criar uma capa e uma descrição para um livro fictício.  Seguindo como exemplo o anúncio de livro estudado na primeira parte da atividade anterior, os alunos devem criar um título para o livro fictício, utilizando uma sentença proporcional, e descrever o conteúdo do livro, utilizando uma sequência de comparações.
O professor deve solicitar que os alunos apresentem o trabalho para a turma, explicando as ideias de proporção e de comparação que construíram, respectivamente, no título e na descrição do livro fictício. Sugerimos que as capas sejam produzidas no Kolour Paint [Aplicativos > Aplicações gráficas > Ferramenta de pintura (Kolour Paint)], impressas e afixadas no mural da sala.


[1]Se necessário for, o professor deve relembrar com os alunos as definições de oração e período.
[2]Caso seja necessário, o professor deve relembrar com os alunos a definição de lead.
Recursos Complementares
Informações sobre orações subordinadas adverbiais: http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/oracao-subordinada-adverbial.htm, acessado em 10 de abril de 2011.
Informações sobre ensino de gramática: <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/5/09.htm>, <http://www.filologia.org.br/vicnlf/anais/caderno02-03.html>, <http://www.webartigos.com/articles/3656/1/Qual-O-Papel-Da-Gramatica-No-Ensino-Da-Lingua-Portuguesa/pagina1.html>, <http://meuartigo.brasilescola.com/gramatica/ensino-gramatica-nas-escolas.htm>, <http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/28645>, acessados em 10 de abril de 2011.
Avaliação
A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.
Sugerimos que o professor tome como avaliação final o trabalho desenvolvido na Atividade 4, em que os alunos tiveram que mobilizar discursivamente orações subordinadas adverbiais comparativas e proporcionais, isto é, em que os alunos utilizaram essas orações na construção de um discurso com objetivos específicos.

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